02 março 2021

1945- migração para a grande cidade procurando melhores condições de vida

 

Apresento-vos o meu avô.

Esta fotografia foi tirada quando o meu avô se preparava para migar para lisboa, em busca de emprego por melhores condições de vida.

Nesta época, a industrialização e os serviços aumentavam exponencialmente e concentravam-se nas grandes cidades. Isto significava uma maior oferta de emprego para os que procuravam uma oportunidade.



 

A idade mínima legal para trabalhar iniciava-se aos 12 anos (idade que o meu avô tinha quando lhe foi tirada esta foto). Nesta idade qualquer criança podia trabalhar, desde que não excedesse as 10 horas diárias das 60 horas semanais, o trabalho fosse considerado “leve” e tivesse completado o exame do 1ºgrau.

O meu avô, que reunia todas as condições descritas anteriormente, viu-se obrigado a deixar Alcoutim (vila onde nasceu) para ser aprendiz numa leitaria, na qual, mais tarde, passou a ser proprietário.

Como o meu avô, muitos outros, naquela época, tiveram de abdicar das suas infâncias, famílias e propriedades pela necessidade de sustento, para melhor qualidade de vida e aprendizagem de um ofício.


Simão Baptista 9ºF(2019-20)

Sem comentários:

Enviar um comentário