20 agosto 2020

Médico durante a gripe espanhola - século XX

 

O meu trisavó materno, António Guerreiro Tello foi médico durante gripe espanhola, a última grande pandemia que afetou o continente Europeu, e concretamente Portugal, até à época atual, em que vivemos uma nova pandemia a COVID 19.

O documento que partilho é o diploma da sua formatura em medicina no século XX, estando escrito em latim.

Oiço muitas histórias, da parte da minha mãe, sobre o meu trisavô e sobre os factos que se passaram nessa época do século XX, a gripe espanhola (uma pneumonia) matou principalmente os mais jovens e atingi todas as classes sociais em Portugal, o número de vítimas foi de 60 mil pessoas.

A gripe espanhola surgiu em Vila Viçosa, no Alentejo, mas depressa chegou ao resto do país. Portugal não deu a melhor resposta ao vírus, pois tinha dificuldades económicas e sociais, e estava a decorrer a Primeira Guerra Mundial.

            Os doentes não respeitava as medidas das autoridades, continuavam a movimentar-se e não respeitavam as boas práticas de higiene. Portugal tinha falta de médicos e de produtos para os tratamentos, a população preferia as mezinhas ao saber médico, existia uma grande desconfiança da população em relação ao conhecimento dos médicos.


 Trabalho realizado por:

Benedita 9ºA


Sem comentários:

Enviar um comentário