28 novembro 2014

Sem título



"Sopas de cavalo cansado" era uma mistura de vinho, pão e açúcar que se bebia sobretudo no campo a fazer de pequeno almoço para enganar a fome e a pobreza. Não é muito difícil de imaginar os efeitos futuros…
Na fotografia que hoje se apresenta, tirada no Porto no início dos anos 70 e da autoria do engenheiro Ricardo Macedo, segundo informação do próprio, a garrafa continha vinho.

(um grande obrigado à professora Sónia Abreu, que nos cedeu a foto e é desde o início grande amiga deste blogue)



2 comentários:

  1. É verdade era uma miséria de efeitos devastadores. Como professora nos anos 80 tive alunos de 6 anos que antes de irem para a escola tomavam o " mata bicho" , aguardente!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado.
    Sónia, com o teu consentimento prévio transcrevo então o testemunho que me deixaste via correio eletrónico:

    "É verdade era uma miséria de efeitos devastadores. Como professora, em 1979 ou no início dos anos 80, tive alunos de 6 anos que antes de chegarem à escola já tinham tomada o chamado “ mata bicho” que era aguardente ! Isto passava-se numa terriola sem transportes, chamada Canelas, perto de Entre-os-Rios. Foi no ano em que morreu a Elis Regina ,creio que bem Janeiro e em que houve muita ventania e chuva, voaram telhas. Assim, durante uns meses chovia dentro da sala de aula, não se podia escrever no quadro de ardósia, pois a água da chuva escorria por ele abaixo, tínhamos de estar com os guarda-chuvas abertos para não ficarmos todos molhados e o chão era uma poça de água gelada. O telhado só foi composto uns meses depois. A “ casa de banho” era num barraco, um buraco aberto por entre frestas na madeira por onde passava o vento, por baixo era a Natureza. Devia ter tirado fotos, era indescritível.
    Testemunhos que é bom não esquecer...sem memória não há História."
    Sónia Abreu

    ResponderEliminar