16 outubro 2014

Descubra as diferenças .4


 A partir deste postal antigo reeditado, a Madalena aceitou o desafio “descubra as diferenças” e partiu à procura de uma fotografia atual.



Palácio do Salinas*1 / Casa do Povo de Azeitão / Centro Infantil Sebastião da Gama
“séc. 19, finais / séc. 20, início - o palácio é utilizado como teatro (Theatro Club Azeitonense), clube e hotel; 1888 - actuação de célebre Taborda na Sala do Teatro; 1904 - o palácio é vendido a Francisco Bruno de Miranda; 1911 - a orientação do teatro está a cargo das Doutoras Maria Cândida Parreira e Laura Chaves; 1912 - o palácio entra na posse de D. Amélia Augusta de Miranda, esposa daquele; 1918 - a orientação do teatro está a cargo de António Bastos; 1933 - o palácio entra na posse das sobrinhas de Francisco Bruno de Miranda, as irmãs Miranda Barbosa; 1940 - o palácio é adquirido por Dr. António Porto Soares Branco que o cede para ser utilizado nas instalações da Casa do Povo de Azeitão; 1947 - o palácio passa por obras de reconstrução e adaptação a casa do povo, construindo-se a varanda na fachada norte do edifício; séc. 20 - é utilizado como infantário.”
 

Madalena Pires, 9º E

4 comentários:

  1. Que bom que as diferenças foram poucas, preservar é muito melhor!
    Abraço!
    Sonia

    ResponderEliminar
  2. É verdade. Preservar foi uma boa opção. Uma ideia muito boa, esta da comparação com a atualidade.

    ResponderEliminar
  3. Tambem utilizado como escola preparatoria, nos anos 70, escola Preparatoria Frei Agostinho da Cruz, onde fui muito feliz e frequentei o primeiro ano do ciclo, ultimo ano em que funcionou como escola...

    ResponderEliminar