02 maio 2013

Três gerações de mulheres trabalhadoras



A foto é, aproximadamente de 1957 e foi recuperada de um negativo, pelo meu pai.  
Nela se encontram a minha avó paterna, Maria José Pinto, a minha bisavó Celeste Pinto e a minha trisavó Joana Bértolo. Foi tirada pelo meu avô que namorou a minha avó desde os 13 anos. A fotografia é na quinta de são Francisco, Casais da serra e retrata a debulha manual do milho. A minha avó está de vestido “domingueiro” apenas a posar para a fotografia. Nesta época os caseiros das quintas (meu bisavô e bisavó) para além de trabalharem as horas normais, tratavam de tudo o resto, não tendo tempos livres, nem no fim-de-semana…quase um regime de escravatura.
 
Inês Rendas, nº23, 9ºD.

5 comentários:

  1. Fotografia muito interessante, Inês. Tu tens um sorriso lindo como o da tua avó. Realmente, no nosso país, nos anos cinquenta, os trabalhadores rurais não conseguiam ter um dia inteiro de descanso semanal, o que devia ser muito penoso.

    ResponderEliminar
  2. Inês!
    Gostei da fotografia e do que escreveste. Tens um sorriso bonito como o da tua avó!
    Parabéns às quatro gerações de GRANDES mulheres!
    Um beijinho
    Isabel Palha

    ResponderEliminar
  3. Seu blog é muito bonito e mostra os costumes de épocas. Vê-se um ar de muita nostalgia nos textos que acompanham as fotos. Bacana.

    ResponderEliminar
  4. Seu blog é muito bonito. É bacana de ver e ler cada quadro. Muita sensibilidade nos textos. Gostei.

    ResponderEliminar