19 maio 2013

Recordação do copejo do atum na costa algarvia


Nesta fotografia, a minha avó materna Maria Filipe e a minha prima Maria de Fátima encontravam-se, em 1957, num barco do arraial Ferreira Neto, na foz do Rio Gilão, em Tavira, onde estavam instalados os pescadores e o material utilizado na armação para a pesca do atum. Pouco depois, a minha avó e a minha prima ouviram repicar um sino, que avisou os pescadores da urgência de saírem nos barcos para o mar, a fim de rodearem o copo da armação onde já estavam os atuns. Assistiram ao copejo em que os peixes, atingidos pelos bicheiros (arpões), saltavam para os barcos.
Mais tarde, a minha avó, leu com muito interesse a história da introdução da pesca do atum pelos sicilianos e genoveses, no reinado de D. Afonso III, até D. Carlos I que organizou a campanha oceanográfica do atum, permitindo orientar cientificamente esta pesca.Atualmente, já não existe esta armação. Apenas um pequeno museu assinala uma atividade outrora tão importante na economia portuguesa.

Inês Castro, 9ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário