25 abril 2012

Um grande susto




Esta fotografia é, das que foram tiradas nos dias imediatos à Revolução, das que mais equívocos tem alimentado - encontra-se com alguma facilidade em jornais e um pouco por toda a parte na net  sempre que se pretende ilustrar a prisão de um agente da polícia política na sequência da revolução de abril de 1974.
Acontece que o indivíduo que aparece na fotografia com as armas apontadas suspeitando-se ser da PIDE afinal não era. É de Setúbal e tratou-se de um engano e de um enorme susto (para ele, claro).Nem toda a gente sabe que esta foto não corresponde à verdade. Assim fica dito, para “memória futura”, como agora se usa.



3 comentários:

  1. É pá, com esta é que me “lixou”…desculpe a expressão. De facto esta e uma outra de um PIDE com as calças em baixo são já dois ícones da “caça” ao pide…

    ResponderEliminar
  2. ui que medo ! um tipo qualquer de gabardina é sempre perigoso !

    ResponderEliminar
  3. Pois é, mas nem tudo o que parece é. Este indivíduo era casado com uma amiga de infância da minha mãe e desde os meus quinze anos que me lembro de ouvir esta história.O que me faz impressão não é a foto ser utilizada,é ser utilizada indevidamente.Seria perfeita para ilustrar um engano, uma precipitação no fulgor da época,qualquer coisa do género...
    Obrigado pelos comentários.

    ResponderEliminar