31 janeiro 2012

Tudo começou com esta fotografia...




Tudo começou com esta fotografia… Num  nono ano, a propósito dos anos 30, da ânsia de estabilidade após a agitação da Primeira República, levei para uma aula esta fotografia. O objetivo era, a partir dela – conheço-a bem e aos que lá estão, uma vez que são os meus avós paternos o meu pai e os meus tios – abordar os anos 30 em Portugal vistos pelos olhos da classe média conservadora. Os alunos, quando lhes disse quem eram, começaram com um entusiasmo inusitado e contagiante a fazerem-me perguntas sobre os personagens que assim, aos poucos, iam ganhando densidade humana, tomando vida a partir da realidade/ficção que sobre eles tecíamos.
(ler o texto original clicando aqui)
Lançado o desafio de procurarem eles próprios fotografias de família... elas foram surgindo, surgindo…E se fizéssemos um arquivo? E um blogue? Podíamos fazer um blogue?!!??
Pois podíamos e a prova está aqui. Ao fim de três anos e quase meio ainda dura. Com a perseverança de alguns dos professores do grupo de História da escola E B 2-3 de Azeitão e sobretudo dos alunos de 9º destes últimos três anos que têm sido incansáveis a desencantar coisas antigas.

7 comentários:

  1. Em feliz hora tiveram esta ideia, em feliz hora iniciaram esta partilha generosa de que todos nós usufruimos.
    No ano passado, também com turmas de nono ano, pedi aos alunos documentos antigos que tivessem lá por casa e chegaram-me às mãos documentos muito interessantes que digitalizei e dos quais fiz cópia enriquecendo, assim, o centro de recursos que mantenho na Sala de História. Com a partilha, ganhamos todos.
    Abraço!
    Continuem!

    ResponderEliminar
  2. Huummm, o mais velho deve ser o que tem ar de lente de direito, o do lacinho?
    Olhe que gostei bastante do 1º texto para que remete o link.Sim senhor!

    ResponderEliminar
  3. Com altos e baixos, como com as colheitas e os anos, cá vamos mantendo o sonho.....
    Obrigado pelas palavras,Anabela Magalhães.
    Proff,acertou na identificação :) mas não na profissão que viria a ter ah,ah!
    Obrigado pelo interesse.

    ResponderEliminar
  4. Lembro-me perfeitamente desta imagem....já passaram 3 anos? Ate fazias um comentário sobre o ar meio comprometido dos irmãos ...aquele ar de quem acabou de levar um puxão de orelhas da mãe e não quer dar parte fraca.
    Parabéns aos alunos e aos professores por não abandonarem um sonho.
    Anabela

    ResponderEliminar
  5. Enhorabuena por esta fotografía que inspiró a realizar el blog!
    Es fantástico mirar fotos antiguas, descubrir o imaginar todo lo que de ellas se hace presente desde el pasado. Las poses, los gestos, las miradas...
    Felicidades por estos 3 años!
    Un abrazo

    ResponderEliminar
  6. Muchas gracias, Laura. Se espera que los viejos personajes comienzan a moverse. Así comienza la historia ... detrás de su aparente teatralidad hay gente ...
    un beso y gracias por su visita.
    (Google trad. :))

    ResponderEliminar