22 novembro 2011

Memórias do Corpo Expedicionário Português



Portugal participou no primeiro conflito mundial ao lado dos Aliados. Portugal entrou com os seguintes objetivos:
-manutenção das colónias
- afirmar-se perante a Europa
- procurar no final da guerra poder receber mais apoio dos países vencedores.
É claro que na situação que o país atravessava, esta decisão não foi tomada com grande aceitação por parte da população em geral. À medida que o número de mortes vai aumentando no Corpo Expedicionário Português e o seu fim era previsível, a guerra tornava-se cada vez mais impopular.
O custo de vida da população aumentava, o abastecimento de bens escasseava e o desemprego continuava a aumentar. Estes fatores fizeram com que começassem a surgir violentas reações sociais que eram aproveitadas pelos monárquicos.
No final da Guerra o grupo de aliados onde Portugal estava foi declarado vencedor o que veio trazer algum prestígio ao nosso país.

Francisco Alfaiate,9ºE

.

5 comentários:

  1. Olá, Zé.
    Quero deixar-te um abraço de parabéns pelo teu brilhante blog. Pleno de interesse e de bom gosto. Na aldeia da minha mãe (Melides, litoral alentejano) havia um indivíduo que conheci e que tinha estado na frente belga com o nosso exército. Ele veio "gaseado". Esta expressão deriva dos primórdios da guerra química. O exército alemão usava gás de mostarda e os soldados sujeitos a esse efeito ficavam com lesões cerebrais.

    Abraço,

    António Eduardo Chumbinho

    ResponderEliminar
  2. Viva,António.
    Lembro-me de ouvir em miúdo a expressão "gaseado" aplicada indiferentemente aos indivíduos que não "regulavam bem", como então se dizia.Vem daí, seguramente.
    Um abraço e obrigado.
    .
    Bom regresso a estas paragens,"proff".
    :)

    ResponderEliminar
  3. Exmos srs,


    O meu nome é Fátima Mariano e sou investigadora do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.



    Neste momento, integro um grupo de trabalho que está a preparar vários projectos para celebrar o centenário da 1ª Guerra Mundial.


    Nesta fase, estou a tentar localizar familiares vivos de militares que tenham combatido na Guerra de 14 e, através deles, contar as suas histórias de vida.

    Será que alguém me pode ajudar?
    o meu e-mail é fatima.mariano@gmail.com

    Obrigada

    ResponderEliminar
  4. Ora aí está um belíssimo projeto.
    Se tivermos notícia de alguém passaremos a informação com todo o gosto.
    Obrigado pela visita.

    ResponderEliminar