10 março 2009

Retrato fora do baralho






Personalidade polémica, referência obrigatória para uns e detestado por outros, Mário Soares é uma das figuras incontornáveis da oposição a Salazar e ao Estado Novo.
A sua fidelidade aos ideais de liberdade e democracia acabará por levá-lo ao exílio em 1970. Virá a ser Presidente da República entre 1986 e 1996.
A sua truculência “valeu-lhe” um retrato pintado por Júlio Pomar para a Galeria dos Presidentes que gerou polémica dada a irreverência do traço no meio das figuras de outros Presidentes formalmente imortalizados.Nesta fotografia, não datada, vemos seguramente um Mário Soares regressado do exílio, de microfone na mão, num dos muitos comícios e manifestações espontâneas que caracterizaram os primeiros tempos do Portugal saído da Revolução de Abril de 1974.

2 comentários:

  1. Boa noite, sou estudante na escola Secundária de Benavente e venho lhes felicitar pelo excelente trabalho que por aqui têm feito. Tem-nos sido muito útil no desenvolver do nosso projecto. Por favor visitem o nosso blog para conhecerem o nosso trabalho.
    Saudações dos estudantes do 12ºF

    Joana Guiomar

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Demos uma primeira vista ao vosso projecto e só temos que vos felicitar porque está a ficar muito interessante e com várias pistas de pesquisa. Parabéns.

    Um abraço da EB 2-3 de Azeitão para vocês e para a Secundária de Benavente.

    ResponderEliminar