06 dezembro 2008

O Perfeito Cavalheiro




O Perfeito Cavalheiro – Guia prático para todas as emergências da vida - , editado em 1949 mas sobretudo lido e relido nos anos 50, tem temas que vão das regras de etiqueta em todas as situações da vida ao habilidoso em sociedade, colecção de citações e tratamento do cabelo.
A mulher é aqui sempre tratada como um ser frágil a necessitar constantemente da protecção masculina sem a qual, naturalmente, ficaria perdida. O cavalheiro deve afastá-la dos males do mundo nos quais se inclui, naturalmente, a vida fora da sua asa…protectora.
“Num café é sempre estranhável a presença de uma rapariga”, escreve-se a páginas tantas.
Para terminar este apontamento, houve a necessidade de ir a um café que fica aberto até mais tarde. As meninas de hoje não lhes passam pela cabeça como os tempos mudaram…

2 comentários:

  1. Esta é uma das mais agradáveis surpresas que me aconteceram nos últimos tempos. Tenho 67 anos, sou de Angola e, na minha casa, havia este livro que o meu Pai lia para mim e meu irmão. Com a vinda para Portugal em 1975, perdi o livro. Tenho andado, desde então, pelos alfarrabistas a ver se o encontro e...nada! Onde o posso adquirir? Muito obrigada por ter partilhado este livro. Marília Teixeira de Sousa

    ResponderEliminar
  2. Viva,
    Muito obrigado pelas simpáticas palavras.
    Este livro chegou-me também via meu pai. Encontra-se já bastante "debilitado" tantas gerações o folhearam...o meu próprio filho lhe acha um charme irresistível.
    Efetivamente não sei onde se encontre à venda....se der por isso digo qualquer coisa.
    um abraço

    ResponderEliminar