24 outubro 2008

Projecto memória com história














O Projecto “Memória com História” pretende sensibilizar a comunidade educativa para a importância histórica das fotografias existentes nos álbuns de família, perdidas tantas vezes nas velhas gavetas dos sótãos e da memória…
É precisamente a importância histórica dessas velhas fotografias esquecidas que se pretende preservar através da sua digitalização, de modo a virem a constituir um acervo fotográfico que cubra o maior número possível de aspectos da história do século XX.
Estimulando a curiosidade pela pesquisa a partir do que está mais próximo e, talvez por isso, tantas vezes invisível, temos a tentação de aceder à imodéstia, a ser verdade o que diz José Mattoso quando afirma que “recordar o passado colectivo é uma forma de lutar contra a morte”.
É nossa intenção que este arquivo sempre em construção venha a ser útil aos nossos estudantes e a todos aqueles que aí venham a encontrar apoio para trabalhos na área das Ciências Sociais e Humanas.
Preservar a memória através da valorização dos testemunhos do passado, contribuindo para incentivar a sensação de pertença e a construção de uma identidade inclusiva, factor indiscutível de cidadania, é igualmente o nosso propósito.

Escola E,B 2-3 Azeitão
Conselho curricular de História
2008

2 comentários:

  1. Boa tarde

    muitos parabéns para o trabalho de Memoria !!!

    e muito importante !!!

    Boa continuação

    Cumprimentos

    ResponderEliminar