08 abril 2017

Diário da Guerra Colonial : 23 de março de 1965 - uma página marcante.



António Paulo Bastos, meu avô, nasceu a 29 de setembro de 1943. Foi recrutado para participar na Guerra Colonial na Guiné. Saiu de Portugal a 15 de julho de 1964 permanecendo lá até 1966.
 Conto assim um dos seus episódios que mais o marcou e que li no seu diário de guerra



A 23 de março de 1965 o meu avô acordou às 4:00 da manhã em Farim e preparou-se para a grande operação Canjambarin.
 Saiu em direção a uma povoação chamada Jumbembem, onde se encontravam mais tropas portuguesas, que se juntaram e seguiram para a missão.

Por volta das 6:30 deu-se um rebentamento de uma mina debaixo de uma viatura
 "Começou o festival”, segundo escreveu no diário. O pelotão de morteiros português começou a disparar para a retaguarda do inimigo. A fox (carro blindado) passou para a frente e disparava com as suas duas metralhadoras e pessoas no terreno. A mistura de barulhos e um intenso cheiro a pólvora fê-lo pensar: "É desta que não te escapas".


Perto das 8:30 horas, o inimigo parou de fazer fogo, pois deviam estar a retirar os feridos e mortos.
 Aproveitando-se da situação, as tropas portuguesas avançavam com o objetivo de chegar a Canjambarin. De repente o adversário ataca com morteiros 82, de longe, e ninguém sabia de onde vinha. Por volta das 14:00, o comandante chama os bombardeiros aéreos que largam 4 bombas sobre o inimigo.

Ás 16:00 chegam as tropas portuguesas a Canjambarin e fica assim concluída uma das missões. Não houve baixas portuguesas mas por parte do inimigo houve bastantes mortes e feridos pois via-se o rasto de sangue pelo chão.


                                                                                                                Inês Bastos 9ºF

2 comentários:

  1. boa tarde amiga-o fiquei emprisionado com seu relato mas me leva a pensar e perguntar sem ofensas,seu avozinho já nao esta entre nos?seu texto só me leva a agradecer pois nao e todos os dias que se vê um netinho-a a publicar tormentos de uma guerra de seu avozinho obrigado amigo-a e santa pascoa para todos vos bem aja

    ResponderEliminar
  2. Viva,António.Obrigado pela visita e palavras.
    A Inês é uma das alunas que este ano letivo mais se tem interessado por este projeto que visa justamente convocar as famílias e em particular os mais velhos com as suas memórias e documentos. O seu avô António Bastos tem sido uma ajuda preciosa e uma fonte de informações para a Inês.
    Obrigado e visite-nos mais vezes.

    ResponderEliminar