11 abril 2014

Soldados e cavalheiros - a importância da etiqueta nas relações luso-indianas







A Sara descobriu este precioso manual destinado aos soldados que iam cumprir serviço militar no então chamado “Estado Português da Índia”. 
Este jovem soldado envia à noiva uma fotografia tirada em junho de 1959, tendo provavelmente no bolso da farda o tal manual destinado a facilitar o encontro de culturas.
Mas isso o texto da Sara Santágueda explica muito melhor.





 Este guia foi realizado, especialmente, para os soldados que se encontravam de partida para a Índia e para os jovens que no futuro seguiriam os mesmos passos. Contém uma pequena introdução sobre a missão dos soldados portugueses, reforçando sempre a ideia do grande privilégio que é embarcar naquela viagem devido aos inúmeros lugares que iam passar e todos os conhecimentos que de outra maneira não poderiam obter.
 De seguida, dá a conhecer aos leitores informações detalhadas sobre o território, especificamente Gamão, Goa e Dio, o clima, a religião predominante (Hinduísmo), as castas e os idiomas falados. Também podemos ler sobre o sistema monetário e os lugares obrigatórios a visitar.
 Dedica a sua última parte a ensinar sobre o comportamento correto de um soldado: encontrar-se sempre preparado militarmente, transmitir uma boa imagem da sua Pátria e respeito pelos nativos (“Só respeitando, sereis respeitados.”). Acaba com alguns conselhos em relação a envolvimentos com nativas, vícios como a embriaguez e à recetividade em relação à cultura Hindu.

                                                                                                  Sara Santágueda, 9ºD

2 comentários:

  1. Este "manual" não conhecia.
    Ainda estou a digerir a surpresa.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela visita(mais vale tarde do que nunca...)
    :)
    Aproveito e desejo uma boa Páscoa.

    ResponderEliminar