20 outubro 2013

Viagem ao Brasil


 
 

Nesta foto está representado o meu bisavô, Júlio Gomes da Costa. Esta foto foi tirada no Brasil há mais de cem anos. Quando o meu bisavô partiu para o Brasil, com a intenção de arranjar mais dinheiro para sustentar a sua família, a minha bisavó, Francelina Gomes Ribeiro, ficou seis meses sem saber do seu paradeiro. Com dois filhos para criar, uma já mais velha, e outro com cinco anos, a minha bisavó durante esses  seis meses teve de os sustentar à sua custa. Entretanto o filho de cinco anos acabou por morrer devido a uma doença que o deixou paraplégico, o que naquela altura não se sabia o que era. O meu bisavô Júlio após esses seis meses mandou uma carta e a partir daí começou a enviar dinheiro todos os meses. Esteve no Brasil três anos e quando voltou nasceu a minha avó e o meu tio-avô. Acabou por lá voltar quatro anos depois do nascimento da minha avó. Não se sabe o que lhe aconteceu, apenas se sabe que acabou por morrer no Brasil, pois nunca mais voltou para Portugal.

Cláudia Araújo

Sem comentários:

Enviar um comentário