20 outubro 2010

Bombeiros voluntários lisbonenses, 1960


Um relato curioso que descobri em http://www.portaldafenix.com/ quando procurava informação para estas nossas fotografias tiradas em 1960 no salão nobre dos bombeiros voluntários lisbonenses na Praça da Alegria: “Para quem não sabe, os Bombeiros Voluntários da Ajuda, estão situados bem longe do sitio onde originalmente foram criados, no Palacio da Ajuda, pelo Infante D. Afonso em 1880 a 10 de Abril.
Reza a historia que certo dia pelo ano de 1887 houve um grande fogo na zona da baixa, onde foram precisos todos os bombeiros da cidade. Assim foi, os sinos das igrejas tocaram 34 vezes, era o sinal para avançar os bombeiros privativos do palácio real. O então comandante Infante D. Afonso manda avançar os seus homens, mas os cavalos que puxavam as bombas de incêndio estavam a ferrar novas ferraduras, não estavam disponíveis. Perante esta situação o Infante ousou levar os cavalos brancos da Rainha sua mãe . Assim o fez, os cavalos reais correram como nunca com ele a manobrar, horas depois quando voltaram os cavalos brancos, já não eram brancos, eram pretos de tanto fumo e fagulhas do pavoroso incêndio.
Sua mãe a Rainha só soube quando quiz ir dar o passeio da tarde, quandos viu os estado dos seus cavalos e a criadagem lhe terá contado o sucedido.
A sua 1ª medida foi afastar de imediato os bombeiros do palácio, passando os bombeiros para a Cç. da Ajuda 173, anos mais tarde por necessidade do crescimento da cidade passaram para o hospital de todos os santos(H. de S. José) para de seguida passarem "provisoriamente" para a Praça da Alegria, por volta de 1906/07, onde ainda hoje estão. Este é o 1º bocadinho de historia dos bombeiros que eu sirvo com muito orgulho há já 12 anos. Prometo continuar a escrever...”
Para consulta mais detalhada e com fotografias antigas interessantes, sugere-se a ida até http://bvlisbonenses-pmacieira.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário