04 janeiro 2009

Queda do muro de Berlim

Berlim, Dezembro de 1990
No final da 2ª Guerra, as relações entre os antigos e circunstanciais aliados E.U.A. e U.R.S.S. tornam-se tensas, dando origem à “Guerra-fria”.
Berlim, palco privilegiado desses acontecimentos, vê erguer-se em 1961 um muro – a materialização da “cortina de ferro” de que falava Churchill – que divide a cidade entre a zona ocidental (onde permaneceram simbolicamente as forças americanas, britânicas e francesas) e a zona oriental, de influência soviética, onde em 1949 foi criada a R.D.A.
Em 1989, as mudanças políticas ocorridas na Europa Oriental levam à queda do muro e à reunificação da Alemanha, voltando Berlim a ser a capital e um símbolo dos novos tempos.

É curioso como nos sentimos atraídos pelas coisas que desaparecem, como gostamos de nos fazer fotografar nesse exacto sítio. Todos nós, cada um à sua maneira.
Eis pois também um pedaço do muro (e respectiva certificação) que me foi oferecido e tenho guardado “religiosamente”. Hoje ocorreu-me que para além do interesse histórico ele é também um bocado de uma coisa que desapareceu. Por isso o guardo tão bem.




2 comentários:

  1. É realmente uma verdade sentirmo-nos atraídos por algo que já não existe.

    Venho sempre dar uma espreitadela ao blogue para ver as novidades!

    Está óptimo!

    Continue com o bom trabalho.
    bjs
    Joana 9ºC

    ResponderEliminar
  2. um beijinho,Joana.
    Nunca deixe de passar por cá.

    ResponderEliminar