16 novembro 2014

Madalena Iglésias - a marca de um estilo


Ao analisar uma fotografia para o blogue, reparámos que a senhora presente, amiga da minha avó, tinha qualquer coisa de semelhante a uma das grandes artistas da canção portuguesa dos anos 60.
Esta fotografia data de 1963 e foi tirada no Barreiro.

A semelhança, devido ao visual típico da década e, sobretudo, ao cabelo, levou-me a procurar saber mais coisas sobre essa grande artista desses tempos – Madalena Iglésias.


Madalena Lucília Iglésias do Vale de Oliveira nasceu em Lisboa no dia 24-10-1939, estudou canto no Conservatório e Escola do Canto. Aos 15 anos entrou para o Centro de Preparação de Artistas da Rádio da Emissora Nacional.
A sua carreira teve início na televisão e na Emissora Nacional, em 1954, sendo que também se tornou conhecida internacionalmente em Espanha a partir de 1959.
Anos mais tarde, estreou-se no Cinema e interpretou vários papéis para filmes e novelas, tendo sempre continuado, a par disso, a sua carreira como cantora.
Fez várias parcerias famosas, como é o caso das canções interpretadas ao lado de António Calvário.
O seu maior sucesso foi o tema “Ele e Ela”, de 1966, no Festival da Canção.
A sua carreira em Portugal termina no princípio dos anos 70, ao ter emigrado para a Venezuela, onde chegou a ter um programa de televisão próprio e onde recebeu o Bolívar de Ouro, uma condecoração especial concedida a artistas estrangeiros excecionais.
Gostei bastante desta sua afirmação: “As carreiras têm que começar por baixo. Qualquer tipo de trabalho onde não se labuta, e a pessoa não sofre reveses, essa carreira não dura”

 Daniel Alves, 9ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário