20 junho 2014

Ensino Primário, 1937


Em 1937, este livro único, aprovado oficialmente, assumia sem complexos a mistura entre história e propaganda - (...) de harmonia com os princípios de orientação educativa do Estado Novo". Sem mais.

4 comentários:

  1. Longa obra tem o homem e muito destaque possui na Internet. Aqui vai uma biografia sua que por qualquer motivo ficou cortada da parte final. Pode ver-se em http://www.arqnet.pt/dicionario/torresarsenio.html Mesmo assim aqui fica ela:

    Torres de Mascarenhas (Arsénio Augusto).

    n. 1847
    f.

    Bacharel formado em direito pela Universidade de Coimbra, antigo professor do Colégio Militar, do Liceu Central de Lisboa, Passos Manuel e do Liceu Maria Pia. Nasceu na Covilhã em 1847, Muito novo começou a estudar o latim e o francês em Santa Marinha, pequena povoação nas abas da serra da Estrela, pertencente ao concelho de Ceia. Em 1864 foi mandado para Coimbra onde completou com distinção o curso do liceu. Matriculou-se na Universidade em 1868 e concluiu a formatura em direito em 1873, fazendo parte do curso a que pertenceram os notáveis poetas Guerra Junqueira e João Penha. Querendo primeiro seguir a carreira da magistratura judicial, veio fixar a sua residência temporária em Lisboa no mesmo ano em que havia terminado seus estudos; mas diversas circunstâncias o obrigaram a mudar de rumo, preferindo abraçar a carreira do magistério que já em Coimbra tinha exercido, sendo ainda académico, e para a qual se sentia com decidida vocação. Convidado a fazer parte do corpo docente do Colégio Militar, em 15 de Outubro de 1873 foi nomeado professor interino das cadeiras de filosofia e literatura daquele estabelecimento onde, passados dois anos por proposta do director, então o general José Paulino de Sá Carneiro, era condecorado e louvado pelos serviços prestados ao ensino; e por decreto de 31 de Janeiro de 1887 foi provido vitaliciamente no lugar de professor efectivo do mencionado Colégio e colocado no 3.º grupo que então abrangia as cadeiras de geografia, de história e de filosofia Por decreto de 10 de Novembro de 1887 foi transferido para o liceu central de Lisboa e colocado no 3.° grupo com todos os direitos o vantagens de que gozava no Colégio Militar, onde todavia continuou a exercer em comissão o magistério até ao fim do ano lectivo de 1890 em que, a seu pedido, foi exonerado daquela comissão. Ao despedir-se do Colégio Militar foi lhe entregue um ofício que havia sido publicado em Ordem Colegial, no qual o director, que era então o falecido general Francisco Maria da Cunha, fazia constar que o procedimento do professor Mascarenhas foi sempre o mais correcto, desempenhando-se dos seus deveres de maneira digna de louvor, merecendo-lhe por isso a maior consideração. Em 1885 passou também a fazer parte do corpo decente da escola de ensino secundário, criada pela Câmara municipal de Lisboa para o sexo feminino com o nome de Escola Maria Pia, depois convertida em liceu feminino com a mesma denominação. Por efeito das reformas do ensino secundário, decretadas em 22 de Dezembro de 1894 e de 29 de Agosto (aqui, há um corte no texto que assim termina).

    Abraço,
    Djack

    ResponderEliminar
  2. E, como podemos ver no site Delcampe, o livrinho está à venda por 25 paus actuais ou seja, cerca de 5 contos antigos...


    http://www.delcampe.net/page/item/id,221456017,var,ARSENIO-AUGUSTO-TORRES-DE-MASCARENHAS--HISTORIA-DE-PORTUGAL-1937-EDICAO-ILUSTRADA-LIVRARIA-PACHECO,language,E.html

    ResponderEliminar